Ponto Certo



O PONTO CERTO


A localização do ponto comercial é um dos fatores que está diretamente ligado ao sucesso do seu empreendimento.  O ideal é que a loja esteja localizada em uma área de bom fluxo e de fácil acesso ao seu público. A princípio, eu não indicaria a um empresário, por exemplo, a abertura de uma loja de locação de andaimes para obras em uma região que  já seja conhecida na cidade por concentrar lojas de venda e aluguel de trajes para festas. Antes de definir o local para o seu ponto comercial, o empresário deve levar em consideração informações sobre o seu segmento de atuação, seu público (seu perfil e hábitos), sobre a legislação, leis e exigências municipais.


A vizinhança no entorno do ponto influencia diretamente no tipo de fluxo que você terá, isto aumenta a visibilidade para o seu empreendimento. Outros fatores como iluminação, segurança, estacionamento perto e a ausência de degraus ou outros obstáculos também favorecem neste aspecto, no entanto, em alguns casos, pontos de ônibus, calçadas estreitas e de fluxo muito intenso, podem dificultar a visibilidade das vitrines, a manutenção da limpeza e aumentar a sensação de insegurança dos seus consumidores. É preciso inspecionar o local onde você pretende se estabelecer em vários horários do dia para constatar se o fluxo é pontual ou contínuo. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, eles podem ser cruciais para a estabilidade e o sucesso do seu investimento.


Escolhido o ponto, você terá inúmeras despesas como contrato de locação taxas na junta comercial, taxas da prefeitura e com as reformas. Você deve solicitar ao eletricista uma avaliação da rede de energia existente, se está em boas condições e se atende as suas necessidades. Para isto ele fará um cálculo de consumo baseado nos equipamentos que você pretende utilizar (ar condicionado, iluminação, geladeiras, etc.). Com estas informações é possível averiguar a amperagem adequada. Caso seja necessária a mudança de bi para trifásico, se torna obrigatória a solicitação junto á companhia de energia o estudo para a disponibilização desta troca. Tudo isto pode envolver mais custos com materiais e serviços.


Estas são as dicas básicas para a avaliação e definição do ponto ideal para o seu negócio. Além disto, acredite no seu feeling, na sua intuição, na sua capacidade de empreender e transformar. O ponto certo é você quem faz.


Postaremos em breve informações sobre o planejamento para o visual da loja, seus equipamentos e estratégias.


Fernando Oliveira

Visual Merchandising, Design e Consultorias  


Consultoria